Você sabe qual é a atividade física ideal para a sua idade?

Você sabe qual é a atividade física ideal para a sua idade?

Proporcionando melhoria na qualidade de vida e auxiliando a controlar o peso corporal, a prática regular de exercícios físicos traz uma série de benefícios a saúde, incluindo prevenções de doenças. O hábito de se exercitar contribui para a saúde dos ossos, articulações e músculos, além de aliviar dores e sintomas de ansiedade e depressão.

Considerando todos os seus benefícios, o professor e educador físico Alexandre Ricardo ressalta a importância de se movimentar em todas as fases da vida. “Estudos recentes comprovam que crianças e adolescentes que praticam atividades físicas possuem maior facilidade em se concentrar, em apresentações de trabalhos escolares, provas, vestibulares e até em seus relacionamentos interpessoais. Isso também vale para jovens, adultos e idosos: pessoas que possuem o hábito de se exercitar têm maior disposição e capacidade intelectual”, destaca. 

Segundo Alexandre, os benefícios transcendem o físico, alcançando também o campo da mente. “Vivemos em uma sociedade acelerada, que nos pressiona a entregar resultados continuamente. Acumulando tarefas e atividades, somos submetidos a estresses todos os dias, que acabam interferindo em nossa saúde física e mental. Neste contexto, a atividade física vem como válvula de escape tanto para o corpo, como para a mente”, revela.

E você? Já tem o hábito de se exercitar? Confira a seguir alguns exemplos de atividades físicas ideais para a sua faixa etária, com base em parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS):

Dos 5 aos 17 anos: devem prevalecer atividades aeróbicas e de recreação. As atividades ideais para esta faixa etária envolvem brincadeiras, jogos e esportes coletivos, locomoção, recreação, educação física ou exercício planejado em família ou durante atividades comunitárias. São exemplos:

  •          Caminhada
  •          Alongamentos
  •          Danças
  •          Esportes em geral (Basquetebol, voleibol, futebol, tênis)
  •          Artes Marciais
  •          Corrida Leve
  •          Circuitos

Dos 18 aos 49 anos: atividades como locomoção (caminhar ou andar de bicicleta, por exemplo), ocupação (trabalho, ginástica laboral, circuito funcional), jogos, esportes e exercício planejado devem ser feitos diariamente, de preferência em companhia de grupos da comunidade, família ou amigos. Atividades de fortalecimento muscular, envolvendo os grandes grupos musculares, devem ser feitas em dois ou mais dias da semana. Conheça outros exemplos:

  •          Atividades aeróbicas (Caminhada, Corrida)
  •          Jogos Coletivos
  •          Musculação
  •          Pedalada
  •          Pilates
  •          Yoga
  •          Ginástica Lutas (Muay Thai, Boxe, Jiu Jitsu)
  •          Tênis
  •          Circuitos
  •          Ginástica Laboral

 A partir dos 50 anos: adultos desta faixa etária devem ser tão fisicamente ativos quanto suas limitações os permitirem. Por terem mobilidade reduzida, devem realizar atividade física três ou mais dias por semana visando melhorar seu equilíbrio, evitando quedas. São boas alternativas: 

  •          Caminhada
  •          Atividades na Água (como Hidroginástica e Natação)
  •          Musculação
  •          Treinamento Funcional
  •          Dança de Salão

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